sábado, 10 de outubro de 2009

Arco Íris



Por um acaso vocês conhecem o significado da nossa bandeira GLBT, o arco íris?

Eu particularmente fico encantada quando vejo um de verdade no céu, acho algo místico, lindo, e me dá uma profunda sensação de paz. Encontrei vários significados, todos igualmente interessantes.

O arco íris aparece depois da chuva, a luz branca do sol reflete em cada gota de água. Essa reflexão divide o espectro de cores e, dependendo da posição que você esteja, pode ver o efeito característico.

O primeiro a tentar explicar teoricamente o que era um Arco Íris foi Descartes em 1637. Ele fez uma experiência jogando uma fonte de luz numa esfera de água e verificou a presença do arco. Ele só não sabia o porquê das cores.

Isaac Newton foi o primeiro a demonstrar que a luz branca na verdade é uma composição de cores e, com um prisma, ele separou o espectro colorido explicando em definitivo o que é o Arco Íris.


Na Bíblia, em Genesis 9:13 diz que o arco íris é um sinal de aliança entre Deus e os homens. Isso foi o resultado de um pacto após o grande dilúvio, e

ntre Deus e Noé (o velhinho da arca) e consequentemente com a humanidade.

“Ponho meu arco nas nuvens; este será por sinal da aliança entre mim e a terra. E acontecerá que, quando eu trouxer as nuvens sobre a terra, aparecerá o arco nas nuvens. Então me lembrarei da minha aliança, que está entre mim e vós, e entre toda alma vivente de toda a carne; e as águas não se tornarão mais em dilúvio para destruir toda a carne."

Esta é a versão mulçumano-católico-judaico para o Arco Íris, que na verdade esse nome não é nem católico, a Bíblia só menciona o Arco.

Íris vem da mitologia grega, é filha de Taumante e Electra

Ela é a mensageira entre os deuses (em especial Zeus e Hera) e os homens.

É leve, alada e veloz. O arco representa o caminho percorrido pela mensageira. Sacaram? Arco-Íris!

Os chineses tem sua explicação própria também. Tudo começou com a deusa Nüwa. Ela foi a criadora da humanidade. Após se sentir sozinha no mundo, Nüwa começou a fazer bonequinhos de lama, tanto homens como mulheres, a sua imagem e semelhança. Nessa mitologia também houve um grande dilúvio. Os deuses da água e do fogo começaram a brigar e, como conseqüência, um rasgo apareceu no céu fazendo a água do lago celestial vazar para a terra. Nüwa tratou de fechar esse rasgo e para isso usou pedras coloridas. O Arco Íris seria esse remendo feito por Nüwa.

Os irlandeses também tem sua história com o Arco Íris. Lá existe a lenda dos Leprechauns, uma espécie de duende. São seres esquisitos, com um humor bem instável. Estão felizes e rapidamente ficam tristes. São meio bipolares e por conta disso não conseguem viver em sociedade. Assim os leprechauns são muito solitários. Todos eles possuem um grande pote de ouro. Esse pote costuma ficar escondido no fim do Arco Íris. Para achar esse ouro você precisa capturar um leprechaun. Coisa difícil, pois eles ficam invisíveis rapidamente. Para pegar um você precisa olhá-lo antes que ele te veja. Assim ele fica dócil. Mas é necessário ficar encarando o carinha, pois se você piscar, ele desaparece. Se conseguir a façanha, pode pedir que ele te leve ao pote de ouro.

A cultura nórdica também tem um lugar especial para o Arco Íris. Ele é a ponte que liga o Asgard (terra dos deuses), onde mora Thor, deus do Trovão e a Midgard (terra dos homens). Seu nome é Ponte Bifrost (também conhecida como Asbru). Essa ponte foi construída pelos Aesir e é guardada pelo Heimdal. No Ragnarok essa ponte será destruída. O Ragnarok é algo como o fim dos tempos. A coisa vai ser tão feia que até os deuses vão desaparecer!

Na mitologia hindu o tal arco é chamado de Indradhanush. Indra é o deus da guerra, dos raios e trovões e esse nome esquisito significa “arco de indra”.

No Candomblé o Arco Íris é associado ao Oxumaré. Ele é um dos orixás e tem dualidade quanto ao sexo. As vezes se apresenta como homem, as vezes como mulher. Na verdade ele trabalha metade do ano como homem e metade como mulher. O engraçado é que a porção homem do Oxumaré é representado pelo Arco Íris e a metade mulher por uma serpente. Sacanagem isso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

câmera escondida na lan house

PEGAÇÃO NO BANHEIRO PÚBLICO

E ELES NEM SABIAM QUE ESTAVAM SENDO FILMADOS...

Exame excitante